blog

LarLar / blog / Como os hospitais públicos de Nova York reduzem as emissões de carbono: mais vegetais

Jul 28, 2023

Anúncio apoiado por Tornar as refeições à base de vegetais o padrão reduziu as emissões de gases de efeito estufa relacionadas aos alimentos em 36 por cento, disse o gabinete do prefeito. Apenas não diga “vegano”. Por Cara Buckley No

Anúncio

Apoiado por

Tornar as refeições à base de plantas o padrão reduziu as emissões de gases de efeito estufa relacionadas aos alimentos em 36%, disse o gabinete do prefeito. Apenas não diga “vegano”.

Por Cara Buckley

No cardápio dos 11 hospitais públicos de Nova York está macarrão com molho à bolonhesa, sem carne. Ou Sancocho, um ensopado de carne latino-americano, sem carne bovina. Ou talvez uma caçarola de feijão fradinho com pão de milho feito sem manteiga ou ovos.

A Corporação de Saúde e Hospitais da Cidade de Nova York, o maior sistema municipal de saúde do país, tornou os alimentos à base de plantas o padrão para as refeições dos pacientes internados. Isso significa que o alimento não contém carne, laticínios ou ovos. Se o paciente não gostar da primeira opção, a segunda oferta também é à base de plantas. Quem quiser carne tem que fazer um pedido especial.

Agora, um ano depois de ter feito essas mudanças radicais, o sistema hospitalar reduziu as suas emissões de carbono relacionadas com a alimentação em 36%, segundo o gabinete do presidente da Câmara.

E, deixando de lado as piadas sobre alimentação hospitalar, as mudanças parecem fazer sucesso entre os pacientes. Samantha Morgenstern, executiva de clientes e nutricionista registrada na Sodexo, empresa de serviços de alimentação que fornece as refeições, disse que nove em cada dez vezes os pacientes aceitaram os pratos e que o índice de satisfação foi superior a 90 por cento.

Só não chame a comida de “vegana”. Ao oferecer os cardápios aos pacientes, os hospitais tomaram a decisão estratégica de evitar o termo nos rótulos que acompanham as bandejas de comida, por temerem que isso afastaria os clientes, disse Morgenstern.

“Curiosamente, em nossa experiência, e olhando para pesquisas, há algumas conotações negativas e sentimentos preconcebidos em relação a palavras como vegano”, disse ela. Em vez disso, os hospitais chamam os alimentos de “à base de plantas”.

A empresa espera servir mais de 800 mil pratos à base de plantas este ano nos hospitais.

A mudança faz parte de um amplo esforço do prefeito Eric Adams, um autoproclamado vegano que às vezes come peixe, para reduzir o consumo de carne na cidade para melhorar a saúde e reduzir as emissões de gases de efeito estufa. Cerca de 35% das emissões que provocam o aquecimento do planeta na cidade provêm dos edifícios, sendo que os transportes e os alimentos representam, cada um, cerca de 20%. O gabinete do prefeito se comprometeu a reduzir em um terço as emissões provenientes de alimentos da cidade até 2030.

Um estudo da Universidade de Oxford, publicado este verão, descobriu que as dietas à base de plantas são responsáveis ​​por 75% menos emissões de gases com efeito de estufa do que as dietas que incluem 3,5 onças de carne por dia. O sistema alimentar mundial é responsável por um terço dos gases de efeito estufa, sendo a carne bovina, o cordeiro e o queijo os mais poluentes.

Depois que o sistema hospitalar mudou de produtos de origem animal para alimentos à base de plantas, houve uma economia inicial de custos de 59 centavos por bandeja e, embora esse valor tenha flutuado desde então, ainda custa menos por prato do que a carne, disse Morgenstern.

Embora outros hospitais e instituições tenham assinado o Coolfood Pledge, uma promessa de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa relacionadas com os alimentos em um quarto até 2030, a decisão dos hospitais públicos de Nova Iorque de tornarem as refeições à base de plantas a escolha padrão é uma raridade. (O Hospital Hayek, num subúrbio de Beirute, no Líbano, começou a servir apenas alimentos à base de plantas em 2021.)

“Não tenho conhecimento de nenhum outro sistema de saúde que tenha apostado tudo como Nova York”, escreveu por e-mail Matt Mundok, diretor e diretor administrativo da Innovative Hospitality Solutions, uma empresa de consultoria em serviços de alimentação.

Mercedes Redwood, vice-presidente assistente da Saúde e Hospitais de Nova York, disse que a equipe respondia regularmente a perguntas de outros hospitais de todo o país e do mundo sobre a mudança para um menu baseado em vegetais.

“Somos o maior sistema de saúde pública do país”, disse Redwood. “Se podemos fazer isso, realmente qualquer um pode.”

Cara Buckley é uma repórter climática que se concentra em pessoas que trabalham em busca de soluções e em histórias incomuns sobre respostas à crise. Ela ingressou no The Times em 2006 e fez parte de uma equipe que ganhou o Prêmio Pulitzer em 2018 por reportar sobre assédio sexual no local de trabalho. Saiba mais sobre Cara Buckley